02 · OFICINA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
A leitura tem implicações cognitivas e afectivas de carácter individual que podem ser estimuladas através de uma prática partilhada em situação de educação informal. No contexto de prática de leitura partilhada proposto nesta oficina, transitando a metodologia entre o exercício individual e o exercício grupal técnicas segundo modos de leitura, análise e enunciação de natureza teatral, os textos da Literatura Portuguesa (prosa, poesia, teatro) podem revelar-se uma fonte de conhecimento, comunicação e prazer. No caso de acções com estudantes, utilizar-se-ão textos que constam dos programas das disciplinas de Português e Literatura Portuguesa ou do Plano Nacional de Leitura em consonância ou em complementaridade com o programa pedagógico estabelecido nas escolas/grupos em que for realizada a oficina.
COORDENADORES DA OFICINA
PÚBLICO-ALVO
Cidadãos adultos e jovens a partir dos 15 anos;
· alunos do ensino básico, secundário e universitário;
· professores no activo;
· aposenta-dos;
· desempregados;
· imigrantes;
: minorias étnicas;
· pessoas em risco ou em situação de exclusão social;
· orientadores e monitores de actividades das instituições parceiras.